O  Tribunal de Justiça, em sessão plenária realizada na tarde de segunda-feira (12/11), elegeu a cúpula diretiva que assumirá o comando do Poder Judiciário em fevereiro de 2019 (veja quadro no final). O mandato é de dois anos. Os 114 desembargadores presentes à votação escolheram o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira para a Presidência. Ele concorreu com outros três candidatos, e somou 52 votos no primeiro turno – Lidia Maejima obteve 28 votos, seguida de Rogério Kanayama, com 25 votos, e Fernando Bodziak, com 8 votos (foi registrado um voto nulo). No segundo turno, Xisto Pereira ficou com 74 votos e Lidia Maejima, com 39 votos (o voto nulo se repetiu nessa fase).

 

Adalberto Jorge Xisto Pereira: novo presidente do Tribunal de Justiça foi eleito com 74 dos 114 votos reunidos no dia 12 de novembro

 

Currículo – Adalberto Jorge Xisto Pereira nasceu em Curitiba. Formado em direito pela PUC-PR (turma de 1988), foi promotor de Justiça em União da Vitória, Realeza, Siqueira Campos, Toledo, Ponta Grossa e Curitiba. Ocupa o cargo de desembargador desde 2008, e foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral em 2017.