Mais dois artigos foram publicados no portal da Assejur. Um deles analisa a Lei francesa nº 2005-370, que trata dos direitos de pacientes em final de vida. O texto, “Suicídio assistido: a ‘pena de morte’ induzida pela sociedade contemporânea? Uma análise na fronteira entre direito e psicanálise” (acesse aqui), procura reconhecer os limites do “consentimento” individual diante do sistema de proteção à vida incorporado pelo Estado. Sua autora, Silvane Maria Marchesini, é assessora jurídica aposentada, advogada diplomada pela Universidade Federal do Paraná, psicóloga e mestre em Psicanálise, psicanalista clínica e doutora em Psicologia pela Université Nice Sophia Antipolis.

Desorganização oportuna – O segundo artigo, de autoria de Célio Heitor Guimarães, assessor jurídico aposentado, advogado e jornalista, aborda aspectos da organização do serviço público. Com o título “É tudo jogo de cena” (acesse aqui), o autor destaca que o caos que aparentemente contamina as funções estatais faz parte do esquema de sustentação de interesses políticos.

Contribuições – A seção “Artigos” é destinada a contribuições de filiados à Assejur (textos literários ou de opinião). Os interessados devem procurar a Secretaria, pelo email contato@assejurpr.com.br, para encaminhar os seus trabalhos.