Estamos passando por um momento muito delicado enfrentando uma das piores pandemias já vistas em nossos tempos. Com isso, tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo coronavírus e, ainda, existindo a possibilidade de ajudar essas pessoas, é que solicitamos a você, que já está recuperado do SARS-CoV-2 (coronavirus), a doar, com urgência, plasma hiperimune diretamente no Hemepar, direcionado ao Hospital do Rocio (Campo Largo – Paraná).
Necessitamos com urgência que a doação ocorra para salvar vidas, em especial do nosso colega José Alvacir Guimarães, que, neste momento se encontra internado no Hospital do Rocio e necessita de plasma hiperimune para sua recuperação.
O plasma do sangue doado por pessoas que se recuperaram da COVID-19 tem anticorpos contra o vírus e pode ser usado para fazer duas preparações. A primeira é o plasma convalescente, que é o plasma que contém esses anticorpos. A segunda é a imunoglobulina hiperimune, que é um produto mais concentrado e, portanto, contém mais anticorpos.
Crítérios necessários para a doação
- idade entre 18 a 59 anos;
- documento impresso com o resultado positivo para o Covid-19
- 45 a 180 dias do resultado do exame;
- não ter sido submetido a respiração mecânica/respirador;
- nunca ter recebido transfusão de sangue;
- ausência de gestação/abortos
- enquadrar-se nos critérios básicos de doação de sangue total (consultar no site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/doacao-de-sangue).