Foi convocado para os dias 12 e 13 de novembro o 8º Congresso Intercontinental de Direito Civil, um dos maiores eventos do ramo privado do mundo. Em formato online, juristas de diversos países, como Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha, Angola, China, Índia e São Tomé e Príncipe, debatem temas relacionados ao Direito Civil contemporâneo.
Divulgação – O congresso apresenta palestras e mesas de debates entre os participantes. A abertura tem como tema “Uma visão comparada do Direito em Portugal, Brasil e China”, e conta com a participação de Roger Silva Aguiar (presidente da Academia Brasileira de Direito Civil), António Pinto Monteiro (professor catedrático da Faculdade de Direito Universidade de Coimbra, Portugal) e Io Cheng Tong (diretor e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, China).
As demais mesas e palestras abordam responsabilidade civil, Direito Civil Comparado, Direito dos Seguros, Direito de Família, Direito do Consumidor e Direitos de Personalidade. O evento também contará com nomes como Paulo de Tarso Sanseverino (ministro do STJ), Ricardo Costa (juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal), João Nuno Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Esther Torrelles Torrea (professora da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha), Saba da Silva (professor catedrático e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Goa, ĺndia), Cláudia Lima Marques (pós-doutora pela Universidade de Heidelberg e professora titular da UFRGS), dentre outros.
O diretor de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Direito Civil, Thiago Junqueira, diz que a edição deste ano é especial: “Tendo em vista as facilidades oriundas da circunstância de a edição do Congresso deste ano ser online, estamos podendo contar com a participação de grandes nomes do Direito Privado de nove países e quatro continentes”. “A expectativa é que consigamos não apenas manter o sucesso das edições anteriores, mas ampliá-lo.”
O congresso é realizado pela Academia Brasileira de Direito Civil e o Grupo Notorium em parceria com a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra e o Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento.