Peça publicitária da Campanha do Laço Branco (detalhe)

 

O Tribunal de Justiça e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) participaram, entre 25 de novembro e 6 de dezembro, da Campanha do Laço Branco. As ações se desenvolveram durante os 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, movimento global criado no Canadá “com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher”. Essa campanha tem como símbolo o laço branco, e adota o lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

História – A Campanha do Laço Branco foi criada após o assassinato, por razões de gênero, de 14 mulheres, estudantes da Escola Politécnica na cidade de Montreal, Canadá, em 6 de dezembro de 1989. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, e provocou um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Essa mobilização é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres, além de oferecer aos homens a oportunidade de se manifestar sobre abusos cometidos contra a população feminina. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), trata-se de uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas ao público masculino sobre a temática da violência contra a mulher. No Brasil, a campanha foi feita pela primeira vez em 2001.

 

Com informações da Cevid e do Tribunal de Justiça do Paraná.