Parado no Legislativo: projeto de reajuste aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça ainda não foi analisado pelos deputados estaduais

 

O projeto de reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário, encaminhado pelo Tribunal de Justiça à Assembleia Legislativa, ainda não foi votado pelos deputados estaduais, e não há previsão de quando isso vai acontecer. O índice de reposição aprovado pelo Órgão Especial é de 4,94%, e corresponde às perdas inflacionárias acumuladas entre maio de 2018 e maio de 2019. A polêmica surgiu a partir de uma decisão do governador do Estado, Ratinho Júnior, que declarou que manterá congelados os salários no âmbito do Poder Executivo. O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano, já disse que os projetos do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público somente serão incluídos em pauta se o governo recuar e definir um índice para todo o funcionalismo.

Greve – Devido ao impasse, vários setores funcionais entraram em greve no final de junho. Na segunda-feira (1/7), um ato convocado pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES) reuniu manifestantes na região central e no Centro Cívico, em busca de respostas que ainda não vieram.