Nas ruas: em Curitiba, milhares de servidores lembraram as vítimas do 29 de Abril e se manifestaram contra a reforma da Previdência

 

Uma manifestação com cerca de dez mil servidores estaduais movimentou o centro de Curitiba e a região do Palácio Iguaçu na segunda-feira (29/4). Convocada por entidades de representação de vários setores do funcionalismo, uma grande passeata lembrou os quatro anos da repressão policial que feriu trabalhadores que lutavam contra a retirada de verbas do fundo previdenciário, há quatro anos. A medida havia sido proposta pelo então governador, Beto Richa, e foi aprovada pela maioria dos membros da Assembleia Legislativa.

Contra a reforma – A pauta principal dos manifestantes, agora, é a data-base de reajuste salarial, que não vem sendo observada no Poder Executivo. Além disso, os servidores protestaram contra a PEC 6/2019, que trata da reforma da Previdência e está tramitando no Congresso Nacional. O novo sistema, concebido pela equipe econômica do governo Bolsonaro, retira direitos das camadas mais pobres da população e, na prática, inviabiliza novas aposentadorias.

 

Acesse, aqui, texto de opinião sobre o 29 de Abril de 2015.