Ações de cidadania realizadas por assessores jurídicos foram reabertas em 9 de maio, uma terça-feira. Nesse dia, a equipe “Cidadania em cena” iniciou contatos com adolescentes do último ano do ensino médio da rede estadual. Esse projeto nasceu de um convite do Conselho da Infância e Juventude (Consij) aos servidores do Tribunal de Justiça, com o objetivo de incentivar a participação na Semana da Criança e do Adolescente.

 

Programa social: assessores jurídicos visitam estabelecimentos do ensino médio para debater como funcionam as instituições

 

A importância do voto – O projeto “Cidadania em cena” busca conscientizar os alunos da importância do voto. Os adolescentes envolvidos têm idade para participar do processo eleitoral. Daí a necessidade de conhecer o funcionamento de cada um dos Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário) e seus reflexos na sociedade. Os eventos também destacam outro tema: o planejamento profissional para o futuro. No final das atividades, os participantes estão sendo convidados a elaborar uma redação. Os três melhores textos vão ser premiados no final do ano.

As visitas – Até o momento foram visitados três estabelecimentos de ensino, com o envolvimento de 173 alunos: Colégio Estadual Dr. Francisco A. de Macedo (Novo Mundo), Colégio Estadual Paula Gomes (Santa Quitéria) e Colégio Estadual Milton Carneiro (Alto Boqueirão).

 

Cidadania em cena: com apoio de membros da Assejur, alunos de escolas públicas vão participar de concurso de redação sobre os temas debatidos durante o programa

 

SERVIÇO

Os assessores jurídicos interessados em participar do projeto “Cidadania em cena” podem entrar em contato com Lígia (fone 99975-3458) ou Elisane (99962-7406).