Trabalho reconhecido: Thiago Romualdo, Izabel Vieira Szeremeta e Thiago Martini Ribeiro Pinto, do Tribunal de Justiça, apresentarão estudo em Recifeo

 

O trabalho intitulado “Análise de processos de pagamento de despesas realizadas em prol do Poder Judiciário do Estado do Paraná”, realizado por três servidores, foi selecionado para apresentação no III Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, que acontece de 7 a 9 de junho, em Recife. No trabalho, foram analisados os processos de pagamento de despesas realizadas em prol do Poder Judiciário do Estado do Paraná com o objetivo de verificar a instrução adequada e a tramitação, e também avaliar a regularidade deles.

O trabalho – O trabalho foi realizado entre outubro de 2015 e junho de 2016 pelos servidores Izabel Vieira Szeremeta, Thiago Martini Ribeiro Pinto e Thiago Romualdo de Freitas, do Núcleo de Controle Interno do TJ-PR. A sua elaboração contou com o apoio também das unidades gestoras: Departamento do Patrimônio, Departamento de Gestão de Serviços Terceirizados, Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Departamento Econômico e Financeiro, Centro de Apoio ao Fundo da Justiça e Centro de Apoio ao Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário.

Depoimentos – A servidora Izabel Vieira disse se sentir recompensada ao desenvolver o trabalho. “Além de permitir a integração entre as diversas unidades do Tribunal que realizam os processos de pagamento, foi possível perceber o engajamento dos participantes no sentido de trazer resultados concretos para todos”, explicou. Thiago Martini falou sobre trabalhar integrado com outras unidades do TJ-PR. “O envolvimento de várias unidades deste Tribunal demostrou que, quando todos estão comprometidos para a melhoria dos procedimentos, com integração e trabalho em equipe, é possível alcançar grandes resultados”, declarou. Segundo Thiago Romualdo, foi gratificante participar da atividade e perceber o interesse das unidades envolvidas. “Mostrou-se salutar a forma como as demais unidades contribuíram para o desenvolvimento da atividade, reforçando o compromisso dos servidores desta Corte na busca dos objetivos institucionais”, comentou.

Ações implantadas – Das ações sugeridas, já estão implementadas a padronização dos processos de pagamento entre as diferentes unidades do Tribunal de Justiça e a elaboração de uma informação prévia ao pagamento, contendo os elementos essenciais para sua análise e autorização. Com as sugestões implantadas, obteve-se mais celeridade e economia nos processos de pagamento e também a ampliação do controle.