O livro “Direito, inovação e sustentabilidade: estudos em homenagem ao jurista René Ariel Dotti” será lançado no dia 11 de agosto. A cerimônia acontecerá às 16h, na esplanada do edifício anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. Essa publicação é o quarto volume de uma obra da iniciativa conjunta entre Ministério Público e Tribunal de Justiça. O prefácio do livro é do chefe do Judiciário, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen (leia no final).

 

 


Apresentação da obra

 

A obra institucional Direito, inovação & sustentabilidade, organizada e coordenada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e pelo Ministério Público do Paraná, com a participação de suas Escolas Judiciais e apoio da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, traz uma coletânea de estudos elaborados em homenagem ao Jurista René Ariel Dotti. Mediante uma abordagem interdisciplinar e uma visão sistêmica, os trabalhos interligam-se entre si e possibilitam uma real ampliação do debate jurídico, acadêmico e jurisprudencial.

A produção está em sua 4ª versão, a obra faz parte do acervo de livros institucionais organizado pelo Tribunal e pelo Ministério Público, e justifica-se de modo que está em consonância às diretrizes estabelecidas pelo CNJ através da Resolução nº 462 de 06/06/2020, que considerou a necessidade de aperfeiçoar as políticas judiciárias com fundamento na produção de dados e informações científicas sobre a jurisdição. Tanto esta edição como as anteriores são disponibilizadas gratuitamente em suas versões digitais pelo site do Tribunal de Justiça do Paraná.

O livro reúne quase 55 artigos científicos elaborados a partir de experiências acadêmicas, teóricas e práticas de 98 autores, pesquisadores e profissionais com vivência institucional e domínio da temática proposta, cujos objetivos correlatos são difundir o conhecimento, a prática e a cultura jurídica acumulados pelos autores e suas reflexões.

Nesta edição, com fulcro na eficiência da prestação jurisdicional, Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia e a Academia caminham juntos, aprimorando o debate e promovendo o diálogo entre as instituições.

Para além, presta uma singela homenagem ao Jurista René Ariel Dotti.

 

 

 


Prefácio

 

Na condição de presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, sinto-me honrado em prefaciar a obra Direito, inovação & sustentabilidade: estudos em homenagem ao jurista René Ariel Dotti. Este é o 4º livro lançado com o trabalho conjunto entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o Ministério Público do Estado do Paraná – com atuação decisiva de suas respectivas Escolas Judiciais – e o apoio da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ), reunindo mais de 100 autores entre magistrados, promotores, servidores, advogados e estudantes, os quais produziram os artigos que compõem esta obra.

O Dr. René Ariel Dotti, de saudosa memória, foi um grande protagonista do seu tempo. Homem de família, brilhante advogado, professor instigante, louvável doutrinador e honroso cidadão honorário. Os pilares que nominam esta obra, Direito, inovação e sustentabilidade, estão alicerçados justamente na trajetória acadêmica, profissional e pessoal do homenageado.

Como professor, transmitiu conhecimento, inspirou novas atitudes, apontou caminhos e permitiu que seus alunos caminhassem com os próprios pés. Como jurista, estudou de modo exímio o direito, procurou solucionar e equilibrar as normas e sua aplicação na prática, dando novos contornos à atuação do advogado. Como cidadão, teve a habilidade de atender às exigências do presente sem que isso afetasse o porvir, tendo sempre uma visão integradora, trazendo para o plano do direito os aspectos econômico, social e ambiental.

Como é consabido, o Dr. René Ariel Dotti nos deixou um legado inspirador, e a obra que chega às mãos dos leitores reflete justamente toda a atuação do nobre professor, pelo que recebe este justo e merecido reconhecimento.

Nesta oportunidade, outrossim, parabenizo todos os autores, organizadores e coordenadores que deram vida a esta obra.

 

Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen

Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná