Doação: campanha da Aconjur-PR contribuiu para a instalação de sala destinada a curso profissionalizante de barbearia e cabeleireiro da ONG Junta mais

 

O Departamento de Ação Social da Aconjur-PR está divulgando um balanço da campanha de arrecadação e doação de alimentos a pessoas em vulnerabilidade (confira carta abaixo). Os trabalhos foram iniciados em 2020, com o propósito de atenuar os efeitos provocados pela pandemia de coronavírus entre aquela população. Com a nova gestão da entidade, que assumirá em junho, a ideia é dar continuidade a essa iniciativa. Contribuições podem ser enviadas conforme a instrução a seguir.

 

 

 


Caros(as) colegas consultores(as) jurídicos(as)

 

No final de março de 2020, sensibilizados com a precária situação de muitas famílias em vulnerabilidade na cidade de Curitiba e na região metropolitana, o grupo Cidadania em Cena e o Departamento de Ação Social da Aconjur-PR iniciaram uma ação com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro para aquisição de alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Num primeiro momento, o intento foi promover a distribuição dos insumos a setores carentes da sociedade, como auxílio para minorar os graves efeitos provocados pela pandemia de coronavírus.

Ocorre que, no decorrer da atuação, vimos a necessidade de também contribuir por meio do preparo e doação de refeições prontas àqueles que sequer tinham condições de moradia e de emprego. Assim, fizemos a parceria com a ONG Junta Mais, responsável pela entrega solidária na Praça Tiradentes. Auxiliamos a entidade, então, não só com produtos para alimentação e higiene para o fornecimento de cestas básicas, mas também com a doação das marmitas – para muitos, a única refeição do dia.

Persistimos nesse propósito até agora. No caminho, fomos tendo contato com outras entidades e firmamos parceria com o Projeto Cristolândia (Paraná), que, além de servir o alimento às pessoas nas ruas, atua no acolhimento, tratamento e ressocialização. Ou seja, trabalha para dar a eles uma oportunidade efetiva de mudança de vida.

De lá até hoje, por meio do dinheiro arrecado pela nossa campanha solidária, foram entregues 9.408 refeições em diversos locais: na Praça Tiradentes, no refeitório do Capanema e nas ruas de Curitiba e região metropolitana. Somente em 2021, já atingimos o número de 3.324. As marmitas são feitas por uma equipe de voluntários, com o apoio de outros na logística (compras e entregas das mercadorias).

Em abril de 2021, com a autorização da Diretoria da Aconjur-PR, pudemos destinar uma parte da arrecadação (mil e cento e quarenta e quatro reais) para a compra de um espelho e de um quadro a fim de contribuir com a instalação de uma sala destinada ao curso profissionalizante de barbearia e cabeleireiro na ONG Junta Mais. A entrega da doação foi feita no local pelo presidente Vitório Garcia Marini e pela consultora jurídica Elisane Glinski. Dessa forma, pudemos auxiliar também para a profissionalização das pessoas a fim de promover sua (re)inserção no mercado de trabalho.

Com a mudança de gestão, o intento é prosseguir na tentativa de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Para tanto, continuamos contando com o auxílio de todos.

O maior aprendizado dessa jornada foi, sem dúvida, o contentamento que conquistamos com a atuação em benefício do próximo.

Nossos sinceros agradecimentos!

Grande abraço.

 

Elisane Glinski e Luciana Guimarães e Lígia Mazzo – Departamento de Ação Social da Assejur

 


Veja fotos da campanha

 

FOTOS: Aconjur-PR (arquivo)