O Departamento de Pesquisas Jurídicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai iniciar, no dia 6 de maio, o ciclo de Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias. O evento de abertura terá a apresentação do painel “A produção de dados e de pesquisas empíricas aplicadas”, e será transmitido às 16h, pelo canal do YouTube do CNJ. Os outros seminários ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h.
Os eventos pretendem intensificar a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre servidores públicos, pesquisadores, estudantes e o público interessado em produção de estudos empíricos e metodologias de geração de dados. Será possível conhecer pesquisas inéditas sobre diversos temas, tais como: ações possessórias coletivas e as alterações do Código de Processo Civil; as influências recíprocas entre mídia e sistema de Justiça Criminal; as interrelações entre encarceramento e atuação da Justiça nos territórios de vulnerabilidade social; e a judicialização dos benefícios previdenciários e assistenciais.
Além disso, serão realizados debates sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário estarão na pauta. A proposta é promover, ao longo dos Seminários, um espaço de debates e reflexões acerca das pesquisas voltadas às políticas judiciárias.
Mais informações sobre o evento, com a programação completa, estão disponíveis na página do CNJ, em https://www.cnj.jus.br/agendas/seminarios-de-pesquisa-empiricas-aplicadas-a-politicas-judiciarias/.