Precarização: com a com a aprovação da emenda constitucional que amplia as terceirizações e flexibiliza a CLT, condições de trabalho no Brasil tendem a piorar
A aprovação da emenda constitucional que flexibiliza as leis trabalhistas no País pode piorar a condição de vida de milhões de brasileiros. Um dos eixos das mudanças propostas pelo governo é a terceirização de atividades-fim, concebida como mecanismo de ampliação de lucros de grandes empresas e precarização do trabalho. Na quarta-feira (22/3), a Câmara dos Deputados aprovou a mensagem do Executivo, dando o passo inicial para que o País ingresse numa nova fase econômica: a da eliminação, na prática, da CLT.
Críticas – A entrada em vigor do novo sistema depende, ainda, de votação no Senado Federal. As propostas em discussão no Congresso têm recebido críticas de entidades ligadas à área. Duas delas, o Ministério Público do Trabalho e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolveram campanhas de esclarecimento e de combate à reforma. Confira os vídeos abaixo.
A campanha do MPT
A campanha da Anamatra